terça-feira, 27 de maio de 2008

Merengue de amêndoas

Para 6 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 1 hora

Ingredientes

Merengue:
100 gramas de amêndoas peladas e moidas
4 claras batidas em neve firme
150 gramas de açúcar

Creme de manteiga:
150 gramas de manteiga
100 gramas de açúcar
100 gramas de leite
4 gemas

Decoração:
50 gramas de amêndoas peladas, tostadas e picadas

Modo de Preparo

Merengues:
Misturar as amêndoas com o açúcar. Acrescentar com cuidado as claras em neve, batendo bem. Despejar essa massa em 2 formas redondas e iguais de meio centímetro de altura, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo. Levar ao forno regular durante uns 20 minutos mais ou menos, até o merengue crescer e corar. Retirar do forno, desenformar imediatamente e deixar os merengues esfriarem.

Creme de manteiga:
Colocar o açúcar e as gemas numa panelinha e bater bem. Adicionar o leite fervente aos poucos, batendo sem parar. Levar ao fogo brando, mexendo sempre e, assim que der o primeiro sinal de fervura, retirar do fogo. Deixar esfriar e adicionar aos poucos a manteiga batida em creme, mexendo rapidamente.

Montagem da torta:
Colocar um dos merengues num prato e espalhar por cima a metade do creme de manteiga. Cobrir com o outro merengue. Colocar o resto do creme num saquinho de confeitar com bico canelado e pingar montinhos de creme sobre toda a superfície da torta. Nos interstícios espalhar as amêndoas picadas reservadas para a decoração.

Nenhum comentário:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008